logo

F.A.Q.


  • If you want to known how GAC can help you, if you want to known more about CAE analyisis, finite element, welded structures, fatigue design, and so on, please send us an e-mail: gac@gacsolucoes.com.br. We will return as soon as possible.

1. O que é a análise pelo método dos elementos finitos?
É uma análise numérica para solução de problemas através da discretização da estrutura (ou meio) em análise. Pode ser aplicada, virtualmente, a qualquer tipo de estrutura.

2. O que é CAE?
CAE é o acrônimo de “Computer-Aided Engineering”. Uma análise de CAE é a aplicação de um programa de computador que permite avaliar diferentes aspectos do comportamento da estrutura/componente. Engloba as análises de tensões e deformações, análise térmica, análise de dinâmica de fluídos, análise de mecanismos, entre outros.

3. Como funciona um programa de CAE?
Via de regra, um programa de CAE pode ser definido em três etapas:
  1. uma etapa de pré-processamento, na qual o modelo em analisado é preparado;
  2. uma etapa de solução do problema, em que o conjunto de equações que definem o problema é resolvido;
  3. e uma etapa de pós-processamento, na qual os resultados obtidos na etapa anterior podem ser analisados.

4. Como o CAE pode ajudar a minha empresa?
A utilização da ferramenta CAE no desenvolvimento de um produto traz benefícios para a empresa. O CAE pode substituir o processo de tentativa e erro no desenvolvimento do projeto. Através do CAE é possível verificar várias configurações diferentes para a geometria de um componente, sem que seja necessário construir protótipos destas configurações. Ganha-se em tempo, reduz-se o custo.

5. Quem já utiliza a ferramenta CAE?
A utilização do CAE começou na indústria aeronáutica e aeroespacial. Em função dos altos custos dos computadores na época, ficou restrito a estas áreas por um bom tempo. Quando os computadores se tornaram mais acessíveis, surgiram vários programas de elementos finitos e a ferramenta de CAE se difundiu na indústria automotiva e naval. Atualmente, o CAE é utilizado em diversas áreas, desde o projeto de componentes plásticos até o projeto de reator nuclear.

6. Como o GAC pode ajudar a minha empresa?
O GAC possui experiência no projeto de componentes utilizando o CAE. O GAC possui uma equipe formada por engenheiros e projetistas, alguns com mestrado e doutorado na área. Isso traz para o cliente uma experiência de mais de 25 anos na utilização e desenvolvimento de programas de CAE, com atuações em projetos nas mais diversas áreas.